quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tarde de decisões importantes no STF

       O recurso que pedia a confirmação do registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal, – ele teve sua candidatura impugnada pelo TSE – foi arquivado na tarde de hoje, depois de uma votação do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão que teve 6 votos a 4, gerou impacto também sobre a implantação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do próximo domingo, 3.
       Conforme informou a Agência Brasil, com a decisão, os candidatos que tiveram seu registro negado podem concorrer nas eleições de domingo enquanto o Supremo não tomar uma posição sobre a validade da lei. Por enquanto, prevalece o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que a Lei da Ficha Limpa vale para este ano e que retroage para atingir casos anteriores à sua edição. Assim, candidatos impugnados pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, apesar de poderem disputar a eleição amparados em recursos jurídicos, não poderão ser diplomados no cargo caso sejam eleitos.
       Na prática, a decisão de hoje invalida todo o julgamento da semana passada, quando cinco ministros votaram pela aplicabilidade da lei - mantendo a impugnação da candidatura de Roriz - e outros três, contra. E em caso de novo recurso contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, os ministros terão que votar novamente.

Exigência pode ser cancelada

        Nessa mesma tarde no STF, a votação que iria decidir sobre a exigência da apresentação de dois documentos na hora da votação foi interrompida pelo ministro Gilmar Mendes, quando já estava em 7x0 contra.
        Para a ministra Ellen Gracie, relatora do caso, a exigência, que tinha a princípio reforçar a segurança, estabeleceu na verdade a obrigação de apresentação de documento oficial com foto. Ela afirmou também que o caderno de votação, que possui os dados do eleitor, como data de nascimento e filiação, já é suficiente para garantir a segurança do pleito e que a não apresentação de dois documentos não pode se tornar um impedimento ao voto do eleitor.
       Os ministros Antonio Dias Toffoli, Marco Aurélio, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa também concordaram com Ellen. Já o ministro Ricardo Lewandowski sugeriu que o eleitor possa votar só com título, desde que identificado pelo mesário por outros meios.
        A nova lei pode aumentar as filas nos postos de votação, e em vários Estados os eleitores poderão ser impedidos de votar, por não estarem com dois documentos na mão. Gilmar Mendes ainda não votou sobre a exigência do título de eleitor e do documento oficial com foto na hora de votar, mas se até amanhã, 30, ele não apresentar seu parecer, a lei vai valer para as eleições do próximo domingo, 3, por maioria dos votos.


?? Enquete ??

        Faltando quatro dias para as eleições, o blog correu atrás de funcionários de um jornal para saber se eles achavam que a Lei da Ficha Limpa deveria ser aplicada já nestas eleições.

Confira abaixo a opinião dos entrevistados:


Aline Reskala - editora adjunta



Anderson Alves - editor



Nathália Félix - atendente de telemarketing



Ângelo Pettinati - fotógrafo



Daiana Maia - auxiliar administrativo



Jamile Dias - auxiliar administrativo



João Gualberto - redator




♫ ♪ Podcast do dia:  O jogo do empurra-empurra  ♫ ♪


        Na votação dessa tarde, o rumo da Lei da Ficha Limpa poderia ter sido decidido, mas não foi desta vez. A jornalista e cientista política, especializada em eleições, Lucia Hippolito, em entrevista à rádio CBN na noite de hoje, comentou com o também jornalista Roberto Nonato, sobre os detalhes e consequências das decisões tomadas hoje pelo STF. 
       Pelo visto, tem até ministro mudando de ideia e voltando atrás nas decisões. Confira abaixo a entrevista na íntegra.




Entenda mais sobre a Lei da Ficha Limpa e veja se o seu candidato está inscrito no programa, clicando aqui.

2 comentários:

  1. Adoro jornalistas empolgados com o real...estou gostando de fato do seu empenho em fazer um bom trabalho.
    Parabéns!
    abs,

    ResponderExcluir
  2. Having testing completed by iTech Labs ensures that video games and gaming methods 우리카지노 comply with all relevant requirements, and that they are truthful, reliable and resilient

    ResponderExcluir