sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Dia D

   Depois de quase três meses de campanhas e debates chegou o dia de comparecer às urnas para escolher nossos candidatos. Seja do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou dos colégios eleitorais, os repórteres fazem flashs ao vivo para transmitir as últimas notícias. Nas ruas e nas redações, o corre-corre é algo em comum.
      E por trás disso tudo? O que acontece que não chega aos nossos olhos? Quais são os problemas que os eleitores enfrentam na hora de votar?
     A aposentada Maura Dias, de 65 anos, foi votar de manhã para escapar das filas, mas não teve sorte. Segundo ela, no colégio Padre Eustáquio, onde votou, na parte da manhã as pessoas tiveram que esperar quase meia hora para votar. “Existem muitas seções eleitorais, mas o que atrasa mesmo a votação é que este ano o numero de cargos a serem preenchidos era maior. Muita gente, principalmente os idosos, se confundiram com os 19 dígitos a serem teclados”, diz.

Confira no vídeo abaixo, outros problemas comuns no dia das eleições.







♫ ♪ Podcast do dia:  Erros e Surpresas  ♫ ♪


        Coincidência ou não, a jornalista e cientista política especializada em eleições Lucia Hippolito sempre está por aqui. Em entrevista à rádio CBN no dia seguinte às eleições, ela comentou com o também jornalista Heródoto Barbeiro, sobre a repercussão e os resultados das eleições em todos os estados brasileiros. É interessante ver a análise da jornalista sobre os institutos de pesquisas eleitorais que, nesse pleito, erraram em muitas de suas previsões.
       Confira abaixo a entrevista na íntegra.




2 comentários:

  1. oi, Laura,
    bacana como sempre. O vídeo está bem interessante, com boas imagens e bom texto também.
    A inclusão de um podcast externo também dá o tom de repercussão nos meios outros veículos sobre o tema.
    Parabéns!

    ResponderExcluir